CLI: Converter um PDF para uma imagem

Ter um PDF é bom, é prático e tudo o mais, mas é necessário ter um programa específico para poder abrir os arquivos .pdf como o Acrobat Reader, o evince e outros.

As vezes não é necessário ou não é desejado ter um programa específico para poder abrir PDFs, sendo mais prático, no entanto, utilizar o próprio navegador que suporta abrir as imagens diretamente sem auxílio externo.

Caso essa seja a sua necessidade, converter os PDFs que estejam num servidor ou o que seja, vou mostrar abaixo como converter PDF para imagem através da linha de comando do Linux utilizando o programa ImageMagick.

Instalando o ImageMagick no CentOS / Red Hat

No Red Hat / CentOS é bem simples:

yum install ImageMagick

Será instalado o ImageMagick e todas as dependências. Não se assuste se dentre elas ter alguma biblioteca do x.org, é necessário para várias bibliotecas de imagem.

Convertendo o PDF em imagem

Para converter o PDF propriamente dito para um arquivo de imagem, simplesmente execute o comando convert mais o destino, por exemplo:

convert Relatorio2010.pdf Relatorio2010.png

Será gerado uma imagem do PDF no formato .png, mas caso seja necessário que o PDF seja convertido para JPEG, altere a extensão do arquivo de destino:

convert Relatorio2010.pdf Relatorio2010.jpg
Share this post

Join the conversation